sábado, 24 de março de 2012

O som das letras


Música e linguagem têm vários pontos semelhantes. Na música, os sons se unem em sequência, formando uma frase musical ou uma melodia. Na linguagem falada, da mesma maneira, cada palavra ou frase é formada por pequenos sons que também se unem em sequência. Ambas têm o som como matéria prima, registrados, na forma escrita, por pequenos símbolos: notas ou letras. Ler, então, é transformar cada letra de uma palavra em sons, exatamente como na música: ler uma partitura é transformar as notas escritas em sons. O que nos interessa, neste momento, são os sons, mas os sons das letras.

Na língua portuguesa, com exceção da letra H, todas as vogais e consoantes têm sons. É simples assimilar o som das letras, se relacionarmos cada letra ao som inicial de uma palavra. A letra P, por exemplo, relacionada a PATO e PIPOCA, ou melhor, a letra do PATO e da PIPOCA. Ao substituir o nome das letras por palavras iniciadas pelas mesmas letras, mantêm-se o objetivo do princípio acrofônico*identificar o som que a letra representa — e evita-se que alguns nomes de letras, como M R, por exemplo, dificultem o aprendizado. Então, melhor dizer: a letra da MAMÃE e a letra do RATO.

Em nosso alfabeto, considerando os sons do início das palavras, há letras com um único som, como B, J, I ou U; outras com mais de um som, como A, E, O, G e C e a letra H, sem som algum. As letras D e T podem ter sons distintos nas palavras DEDO e DIA ou TATU e TIAGO, devido a diferenças dialetais, o que não será considerado no momento.


SONS DAS LETRAS NO INÍCIO DAS PALAVRAS
A, dois sons: AZUL, ANZOL
N, um som: NAVIO
B, um som: BONECA
O, dois sons: OVO, ÓCULOS
C, dois sons: CAMA, CEBOLA
P, um som: PIPOCA
D, um som: DEDO
Q, um som: QUEIJO
E, dois sons: ESCOLA, EVA
R, um som: REI
F, um som: FACA
S, um som: SAPATO
G, dois sons: GATO, GIRAFA
T, um som: TAPETE
H, nenhum som: HOMEM
U, um som: URUBU
I, um som: ÍNDIO
V, um som: VIDA
J, um som: JANELA
X, um som: XÍCARA
L, um som: LARANJA
Z, um som: ZEBRA
M, um som: MALA
K, W, Y: letras não relacionadas


Quem orienta a alfabetização precisa saber, com clareza, o que envolve essas pequenas diferenças e mostrar somente o necessário a cada momento do aprendizado. Exatamente como indicar um local num mapa. Há sempre um caminho mais simples e mais curto entre dois pontos, entre outros. Considerando o tempo, trânsito e facilidade de acesso, optamos por um deles. Escolhi o caminho mais simples para alfabetizar. Acabou sendo o mais rápido.

* Ver princípio acrofônico em  O nome das letras

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