quarta-feira, 21 de março de 2012

O desenho


Ler e escrever exigem o mesmo conhecimento inicial: os sons das letras. Para ler, identifica-se a palavra escrita a partir do som de cada letra, transformando letras em sons. Para escrever, num procedimento inverso, identifica-se, também pelo som, cada letra da palavra falada, transformando sons em letras. Porém, escrever requer uma habilidade a mais: coordenação motora bastante apurada para traçar manualmente as letras, incomum entre crianças de quatro a seis anos e pouca intimidade com lápis e papel. A solução é o alfabeto móvel: facilita o início da alfabetização, evitando que a dificuldade motora interfira no aprendizado.

Manusear diariamente as letras faz a criança reconhecer as formas de cada uma naturalmente, pelo contato manual. Brincar com as letras, colocá-las em espelho, fazer torres com formas idênticas são atividades que desenvolvem sozinhas. Sentir, tocar, comparar as linhas retas, as linhas curvas, observar as semelhanças e diferenças entre cada letra é o caminho mais rápido para a escrita manual.

Mas, e a coordenação visomotora? E as linhas pontilhadas, os risquinhos prá lá e prá cá, as cópias de letras? E o dever de casa para a criança e, principalmente, para a mãe da criança

— Que tal substituir tudo por apenas papel em branco? 

É inacreditável o que uma criança pode fazer quando lhe é dada a liberdade numa folha de papel. Certamente, vai começar por uma das atividades mais importantes e prazerosas — desenhar! Desenho, sim, desenho livre, tão simples: papel em branco, lápis preto e seis cores apenas, nada mais. Tão pouco, mas com resultados surpreendentes no aprendizado.

Ana Luiza, 6 anos

Francielly, 5 anos


Os desenhos de Ana Luiza, Francielly e Nicoly
foram inspirados no livro Chuva!, de Mary França,
com ilustrações de Eliardo França (Ática, 2010). 

Ana, que vê a chuva da janela, e seu guarda-chuva.
Chuva que molha o mar, molha o tico-tico no galho
e  o caranguejo molhado do mar.

Nicoly, 4 anos
 Sofia, 4 anos

É indispensável o desenho livre durante toda a alfabetização, para a criança desenvolver a criatividade, a concentração e, inclusive, a coordenação motora. É através do desenho que a criança chegará aos textos. Desenhando, reproduz o que vê e imagina, enquanto acumula dados suficientes para escrever. Agora sim, podemos falar sobre o som das letras.

4 comentários:

  1. Adorei suas postagens. Parabéns! Aguardo uma visita no blog ALFABETIZAÇÃO CRIATIVA.

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  2. Que saudade a Sofia tem destas letrinhas... Elas foram importantes coadjuvantes para o excelente trabalho que a Sra. desenvolveu.......de uma forma envolvente elas foram combinadas, identificadas em seus sons e agora pronto.... viraram palavrinhas na cabeça dela. Não deixaram de ser objetos de uma doce brincadeira e agora são lidas naturalmente.... Parabéns pelo seu valioso trabalho. Beijos. Telma (mãe da criança Sofia Maria dos Santos Ferreira, de cinco anos).

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  3. Realmente, essas letrinhas são santas!Elas faziam parte dos brinquedinhos da Camilla!Brinquedinhos que hoje deram lugar as palavras que ela lê com muita facilidade!

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