sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Senso comum


“A falta de modéstia é a falta de senso comum”.
Alexander Pope (1688-1744)

Ontem procurei saber, com precisão, o que seria senso comum: senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender”, ou ainda um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociaisMas, o que realmente me agradou foi a definição de de Rubem Alves. Segundo ele, “a expressão ‘senso comum’ foi criada por pessoas que se julgam acima do senso comum, como uma forma de se diferenciarem das pessoas que, segundo seu critério, são intelectualmente inferiores (Filosofia da Ciência)

Mas, por que mesmo escrevo sobre senso comum? Ah, sim, foi o que me disse uma pedagoga ao saber que não cursei Pedagogia: 
— O que você faz é de senso comum, não?

Ironia à parte, pensando bem, acho que ela tem toda a razão: o que faço é natural e fácil de entender, um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais. Não é do que precisam as mães para ensinar seus filhos quando a escola falha? 

Um comentário:

  1. Perfeito! É justamente esta simplicidade que falta no ensino e os Pedagogos adoram complicar! Falo isso como Pedagoga! Simplicidade é tudo na Educação!

    ResponderExcluir