terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Desalento


Há quase três anos, Gustavo Ioschpe publicou “Falência educacional: complô ou lógica?” (Revista Veja), artigo em que analisa os grupos envolvidos e supostamente interessados com a questão da educação. Seriam eles os alunos, pais, diretores de escola, professores e políticos, exatamente nessa ordem. A análise fria e verdadeira do economista termina com um desalento: “assim vamos ficando, ano a ano, mais ignorantes e despreparados.”  

Desalento principalmente para os alunos e seus pais, dois atores principais desta tragédia interminável que se tornou nosso sistema educacional. Entretanto, há uma peça fundamental, não considerada no artigo, que normalmente se omite de responsabilidade pelo fracasso dos que atuam em cena — a Universidade. Não é a Faculdade de Pedagogia a principal responsável pela formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Uma simples análise da grade curricular de alguns cursos de Pedagogia é suficiente para entendermos o fracasso de seus alunos perante as classes de alfabetização.

Ler e escrever tornou-se um problema para alunos, pais e professores, mas a Universidade continua sem uma ação eficaz para sequer amenizar os efeitos causados por ela mesma.

3 comentários:

  1. Oi Carmela?
    Nem imaginas como estou orgulhoso de ti minha colega. Teu trabalho ficou ótimo. Vai em frente querida. Adorei mesmo!
    Precisamos de Pedagog@s assim, com esta iniciativa de pesquisa para a inovação. Precisamos de criar e/ou aperfeiçoar o paradigma educacional emergente e tudo começa com estes gestos.

    Força! A UCB tá a tua espera.

    Adão

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Adão!
    Este é um trabalho de mais de dez anos que só agora está sendo divulgado.
    Espero que continue participando.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, D. Carmela!

    As crianças precisam de métodos e estímulos que desmascarem a falsa idéia de que ler é difícil. Parabéns pelo seu trabalho, que é singular! Abração. Telma.

    ResponderExcluir