quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os alfabetizados do Colégio São Bento


A direção do Colégio São Bento sabe que só alunos muito bem alfabetizados chegam ao Ensino Médio com sucesso. No Ensino Fundamental de oito anos, somente alunos alfabetizados eram admitidos na 1ª série, após provas escritas de conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática. Mesmo hoje, com o Ensino Fundamental de nove anos, crianças de 6 anos são avaliadas para pertencer a seu quadro. Talvez, selecionar rigorosamente seus alunos seja o maior diferencial da escola. Uma grande dianteira para chegar em primeiro lugar no ENEM de 2010, com 92% de aprovação nas melhores universidades públicas.

E as milhares de crianças entre 10 a 14 anos ainda não alfabetizadas? E as outras, entre 7 e 9 anos de idade? E as de 6 anos com esperanças de ler até o fim deste ano? É necessário, sim, ter a mesma exigência do Colégio São Bento, mas é preciso dar a todos a mesma oportunidade. Entretanto, para melhores resultados, é urgente repensarmos o sistema arcaico de alfabetização que ainda norteia a maioria de nossos pedagogos.

Um comentário:

  1. Além do sistema arcaico dos pedagogos, existe uma confluência muito grande de conflitos de interesse dentro do ambiente escolar: desde a questão salarial, às classes lotadas do ensino público, a diversidade que inclui numa sala já lotada, alunos surdos, cegos e com deficiência mental para os quais o professor tem que ao mesmo tempo em que alfabetiza 33 alunos "normais", dar atenção especial aos alunos da inclusão! Os maiores interessados, os alunos, acabam ficando prejudicados no meio das políticas educaciionais "inovadoras" que, no fundo, não mudam a ordem das coisas!

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