sábado, 23 de março de 2013

Leitura antes dos seis anos


Não conheço uma só criança que não goste de ler. Há, sim, muitas que não conseguem, ou leem com dificuldade. E, para despertar o pequeno leitor, o componente indispensável é justamente a fluência na leitura. Normalmente, aos seis anos, quatro meses bastam para todo o processo. Porém, ler antes dessa idade significa ter mais tempo para aprimorar o aprendizado. Pequenos livros infantis são necessários para a continuidade da leitura. Aos poucos, as palavras organizam-se em pequenas frases e depois em textos, resultado natural da leitura constante.

Sofia, 6 anos
“Meu direito eu não largo” (Escala Educacional)

Vinte dias foram suficientes para Sofia aprender a ler, entre janeiro e julho de 2011, aos quatro anos e meio de idade. Ao completar as nove etapas da alfabetização, lia pequenos livros infantis com certa fluência e escrevia várias palavras espontaneamente. As primeiras surgem como um desenho, em qualquer lugar na folha de papel, até as letras terem formas definidas. 
Sofia, 4 anos

O alfabeto móvel, bastante utilizado no inicio da alfabetização, é substituido gradativamente pela escrita manual, dependendo da coordenação motora de cada criança. Normalmente, a escolha das palavras é também da criança, de acordo com as etapas da aprendizado. Podem ser nomes de objetos, de animais, imagem de livros infantis ou palavras de seu vocabulário. 

Na aprendizagem em grupo, a escrita manual desenvolve rapidamente, a partir da observação das letras do alfabeto móvel e do aprendizado da leitura, mas também com o que as crianças  aprendem umas com as outras. 
Maria Helena, 5 anos
Aprendizagem em grupo
Marcos, 5 anos
Aprendizagem em grupo

O vocabulário e a capacidade de se expressar é um diferencial determinante na aprendizagem, mas nada justifica 200 dias letivos no 1º ano do Ensino Fundamental, se nem a meta ler e escrever é atingida.