Ensinei a ler pela primeira vez em 1995, embora a intenção fosse apenas distrair uma criança bem pequena — uma brincadeira que se revelou um aprendizado consistente. No inicio, as letras significavam apenas formas coloridas de madeira. Aos poucos, relacionar cada letra a palavras do cotidiano tornou-se parte da brincadeira diária: onde está a letra do papai? E a do gato? E a letra do violino?
Em algum momento comecei a juntá-las, formando palavras. A brincadeira começou a ter mais interesse, embora, na época, sequer imaginasse algum resultado. Meses depois, surpreendeu-me ver que ele formava qualquer palavra praticamente sozinho. Então, para certificar-me se também podia ler, selecionei várias palavras e escrevi em fichas. Foi o início da leitura, meses antes de completar três anos de idade.
Ivan, 3 anos
Em 2006, procedimento semelhante
foi repetido com uma criança de sete anos e, a partir de 2008, com várias crianças entre quatro a doze anos de idade, em pequenos grupos ou individualmente. O
tempo de aprendizado é quase sempre a única diferença. A partir
do primeiro contato com o alfabeto móvel até o momento em que a criança inicia
a adquirir fluência na leitura, normalmente transcorrem-se de 4 a 20
horas, diluídas em algumas aulas, dependendo da idade e das condições dadas ao aprendizado. Quanto menores, mais o processo de aprendizado precisa ser divertido, interessante e
totalmente livre, como uma brincadeira.
Nicoy, 4 anos
Todo o processo de
alfabetização tem como base o som das
letras, selecionadas criteriosamente a cada uma das nove etapas que compõem o aprendizado da leitura. A formação do leitor é o principal objetivo
e, nesse contexto, a aquisição da escrita acontece espontaneamente, como
consequência natural da leitura constante. E, como o desenho livre é a única atividade que desenvolve naturalmente a coordenação motora para
escrever,
são indispensáveis dois fatores: ler e
desenhar.
Ivan, 3 anos: poucos traços, mas com movimento
As nove etapas da alfabetização
organizam a sequência exata de sons e de letras apresentadas a cada momento,
agilizando e simplificando o aprendizado da leitura. Para a criança de seis anos ou menos,
é a certeza de um aprendizado consistente. Para o aluno com dificuldades na
continuidade do Ensino Fundamental, pois lê
mal ou mesmo não lê, é a perspectiva de uma real transformação em sua vida
escolar.
Parabéns pelo livro! Aguardo a publicação!!! Um beijo,
ResponderExcluirTelma
Telma,
ResponderExcluirObrigada pelo apoio.
Carmela